Seguidores

sexta-feira, 7 de maio de 2021

5º Encontro: Retorno remoto das aulas durante a pandemia




Vivemos uma crise mundial sanitária sem precedentes. A pandemia do coronavírus chegou nos impondo uma nova ordem,  um  outro  ritmo  para  a  humanidade.  O  caos  se  instalou.  No  Brasil,  além  da  grave  crise  sanitária, ainda passamos por profundas crises econômica e política. Para tentar entender este momento, precisamos dialogar com  um turbilhão de sentimentos, assim  como, com  teorias e práticas que possam  nos ajudar a encontrar um pouco de ordem no caos.    

No  período  da  pandemia,  novas  relações  emocionais e  profissionais  foram  criadas  e  ressignificadas, muitas  pessoas  passaram  a  trabalhar  remotamente;  famílias  passaram  a  conviver  cotidianamente  com vários conflitos; pessoas ficaram  afastadas de entes queridos para se proteger e proteger o  outro; muitos continuaram  nas  suas  atividades  por  serem  essenciais,  por  não  terem  outra  opção  para  se  manter  ou mesmo  por  não  acreditarem  que  o  vírus  é  real.  Enfim,  é  uma  nova  realidade  que  se  apresenta.  Mas,  e  a escola? Quais os impactos da pandemia na educação? E os professores e professoras, que, como quaisquer outros cidadãos, passam por todas estas dificuldades, como estão vivenciando esta nova realidade? 

Este mero reflexo exposto acima é para que todos nós que estamos lendo essa postagem neste blog entenda o processo macro mundial que estamos enfrentando e afirmamos que o cáos foi instaurado, mas a educação brasileira não pode parar. Pensando dessa forma de modo articulado o nosso curso de Especialização em Educação de Jovens e Adutos articulada ao ensino profissional  é retomado no dia 05 de março de 2021 com a presença virtual da professora Arlene Andrade Malta e da docente Simone Varela a qual por sua vez deu continuidade nesse retorno das aulas a sua disciplina ministrada " Metodologia da Pesquisa e os nossos colegas de estudos, luta, resistência, persistência e gratidão a esse espaço de formação tão importante para todos os sujeitos da sociedade de modo geral; sucitamos aqui que devido a revolução ocasionada por todo esse novo contexto de pandemia de relações modificadas alguns colegas não conseguiram continuar no curso devido as inteperes do momento. 

Dessa forma a  docente Simone deu continuidade com as aulas de sua disciplina Metodologia da Pesquisa esquematzando coletivamente com os alunos/as cursistas no primeiro turno da manhã o cronograma de  retorno das aulas nesse semestre de caráter suplementar, onde foi possível apresentar tal período de planejamento de nossos encontros faltantes para completar a carga horária desta disciplina. Assim, esta foi ministrada de 05/03/2021 mas com previsão de entregas de trabalhos finais até 30/04/2021.  

No segundo momento da aula  no turno da tarde a docente, nos apresentou as atividades a serem realizadas na disciplina; bem como para a sua conclusão. Dando continuidade foi nos apresentado novamente as propostas de atividades presentes em seu planejamento de curso, onde definiu-se que iriamos fazer três atividades avaliativas amabas com prazos definidos para entregar. 

A primeira atividade feita foi referente a elaboração de um roteiro do filme assistido " Colcha de Retalhos", na última aula do componente; cujo nós super indicamos para o pessoal que está lendo esssa postagem. A segunda atividade foi a construção de um roteiro de leitura de um texto também já discutido na aula antes da pademia, esse texto é intitulado por:  Paulo Freire e a Educação Popular do autor Moacir Gadotti, fantástica leitura fizemos e indicamos também para os interessados que gostam de se deleitar nos conhecimentos de nosso querido e honoroso Freire. E para concluir a disciplina  estabeleceu-se que deveríamos elaborar um pré-projeto com temas possíveis de nossos trabalhos de conclusão de curso. 

Nesse encontro ainda nos deleitamos nos vários referenciais teóricos abordados durante a disciplina tendo como norte a revisão dos passos de um projeto, estudando  e relebramos também os passos  da pesquisa ação com o texto de David Tripp, o texto abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação  das autoras Kellcia Souza e Maria Tereza Kerbany, o gui básico para a elaboração do projeto de pesquisa dos autores  Alcenir  Reis e Maria Guiomar Frota, a  ABNT NBR 6022, ABNT NBR 6023, ABNT 15287, ABNT 10520 e o modelo do Manual de Conclusão de Curso do IF Baiano Campus Santa Inês. Como Vocês podem perceber o nosso retorno foi bem recheado de novidades, adaptações e muita teoria claro sem abandonar jamais a nossa práxis.

Referências


ANDRADE, M. M. de; MARTINS, J. A. Pesquisa científica: noções introdutórias. In: ANDRADE, M. M. de; MARTINS, J. A. de A. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. (texto impresso na pasta dos alunos).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

BARRETO, Nara; AMARO, Luiz. Plágio: fuja dele. Jornal UFS. Ano V, n.1, jan./abr. 2012, p. 8-9. Disponível em: http://www.ufs.br/uploads/content_attach/path/1725/jornal_ufs_2012.pdf
Vídeo:

BRASIL. Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: Ministério da Educação /Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Santa Inês, 2014.

 Colcha De retalhos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bCU4d7dTC-A      

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Revista Trimestral de Debate da FASE. Disponível em: https://gepepidotnet3.files.wordpress.com/2011/02/paulo-freire-e-a- educac3a7c3a3o-popular-gadotti.pdf

 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBANY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.31, n.61, p. 21-44, jan./abr.2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21
313


 

16 comentários:

  1. Parabéns,trabalho de excelência!😍🤗🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  2. A síntese da pandemia, dos "novos" caminhos da Educação brasileira, e das possibilidades de trabalhos para os pós-graduandas e graduandos!! Sigamos firmes nessa luta, minha querida amiga Tânia! Abraços!

    ResponderExcluir

11º Encontro: Seminários de Pesquisa em EJA I

Fonte: Google imagens. Acesso em 20 de maio de 2021. No dia 14 de maio de 2020, tivemos a aula da disciplina de Seminários de Pesquisa em EJ...