Vivemos uma crise mundial sanitária sem precedentes. A pandemia do coronavírus chegou nos impondo uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade. O caos se instalou. No Brasil, além da grave crise sanitária, ainda passamos por profundas crises econômica e política. Para tentar entender este momento, precisamos dialogar com um turbilhão de sentimentos, assim como, com teorias e práticas que possam nos ajudar a encontrar um pouco de ordem no caos.
No período da pandemia, novas relações emocionais e profissionais foram criadas e ressignificadas, muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente; famílias passaram a conviver cotidianamente com vários conflitos; pessoas ficaram afastadas de entes queridos para se proteger e proteger o outro; muitos continuaram nas suas atividades por serem essenciais, por não terem outra opção para se manter ou mesmo por não acreditarem que o vírus é real. Enfim, é uma nova realidade que se apresenta. Mas, e a escola? Quais os impactos da pandemia na educação? E os professores e professoras, que, como quaisquer outros cidadãos, passam por todas estas dificuldades, como estão vivenciando esta nova realidade?
Este mero reflexo exposto acima é para que todos nós que estamos lendo essa postagem neste blog entenda o processo macro mundial que estamos enfrentando e afirmamos que o cáos foi instaurado, mas a educação brasileira não pode parar. Pensando dessa forma de modo articulado o nosso curso de Especialização em Educação de Jovens e Adutos articulada ao ensino profissional é retomado no dia 05 de março de 2021 com a presença virtual da professora Arlene Andrade Malta e da docente Simone Varela a qual por sua vez deu continuidade nesse retorno das aulas a sua disciplina ministrada " Metodologia da Pesquisa e os nossos colegas de estudos, luta, resistência, persistência e gratidão a esse espaço de formação tão importante para todos os sujeitos da sociedade de modo geral; sucitamos aqui que devido a revolução ocasionada por todo esse novo contexto de pandemia de relações modificadas alguns colegas não conseguiram continuar no curso devido as inteperes do momento.
Dessa forma a docente Simone deu continuidade com as aulas de sua disciplina Metodologia da Pesquisa esquematzando coletivamente com os alunos/as cursistas no primeiro turno da manhã o cronograma de retorno das aulas nesse semestre de caráter suplementar, onde foi possível apresentar tal período de planejamento de nossos encontros faltantes para completar a carga horária desta disciplina. Assim, esta foi ministrada de 05/03/2021 mas com previsão de entregas de trabalhos finais até 30/04/2021.
No segundo momento da aula no turno da tarde a docente, nos apresentou as atividades a serem realizadas na disciplina; bem como para a sua conclusão. Dando continuidade foi nos apresentado novamente as propostas de atividades presentes em seu planejamento de curso, onde definiu-se que iriamos fazer três atividades avaliativas amabas com prazos definidos para entregar.
A primeira atividade feita foi referente a elaboração de um roteiro do filme assistido " Colcha de Retalhos", na última aula do componente; cujo nós super indicamos para o pessoal que está lendo esssa postagem. A segunda atividade foi a construção de um roteiro de leitura de um texto também já discutido na aula antes da pademia, esse texto é intitulado por: Paulo Freire e a Educação Popular do autor Moacir Gadotti, fantástica leitura fizemos e indicamos também para os interessados que gostam de se deleitar nos conhecimentos de nosso querido e honoroso Freire. E para concluir a disciplina estabeleceu-se que deveríamos elaborar um pré-projeto com temas possíveis de nossos trabalhos de conclusão de curso.
Nesse encontro ainda nos deleitamos nos vários referenciais teóricos abordados durante a disciplina tendo como norte a revisão dos passos de um projeto, estudando e relebramos também os passos da pesquisa ação com o texto de David Tripp, o texto abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação das autoras Kellcia Souza e Maria Tereza Kerbany, o gui básico para a elaboração do projeto de pesquisa dos autores Alcenir Reis e Maria Guiomar Frota, a ABNT NBR 6022, ABNT NBR 6023, ABNT 15287, ABNT 10520 e o modelo do Manual de Conclusão de Curso do IF Baiano Campus Santa Inês. Como Vocês podem perceber o nosso retorno foi bem recheado de novidades, adaptações e muita teoria claro sem abandonar jamais a nossa práxis.
Referências:
MUITO BOM!
ResponderExcluirTop!
ResponderExcluirMuito interessante 😊
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirBom trabalho
ResponderExcluirParabéns , ótimo trabalho !
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluirMuito interessanteteressanta
ResponderExcluirBom trabalho... Parabéns
ResponderExcluirÓtimo trabalho!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirParabéns,trabalho de excelência!😍🤗🤗🤗🤗
ResponderExcluirA síntese da pandemia, dos "novos" caminhos da Educação brasileira, e das possibilidades de trabalhos para os pós-graduandas e graduandos!! Sigamos firmes nessa luta, minha querida amiga Tânia! Abraços!
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