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domingo, 9 de maio de 2021

6º Encontro: EDUCAÇÃO POPULAR





 É com muita satisfação que apresentamos a vocês o esboço de uma bela trajetória cursada na disciplina Educação Popular, tendo como docente a maravilhosa Arlene Andrade Malta. Esse componente estudado foi iniciado no ano de 2020, mas por conta da pandemia as aulas foram suspensas e com o retorno remoto concluímos essa matéria com grande êxito, mas vamos lá pessoal a leitura do nosso blog para que vocês conhecam como densenrolou todo o processo de aprendizagens e conhecimento adquiridos. 

No entanto não poderíamos continuar a nossa exposição sem explicar  que a Educação Popular é a construção de uma ação educativa pensada com as classes populares e tem se firmado em uma das contribuições desse continente à construção de uma sociedade democrática plena de direitos. Sendo que essa educação renovada transforma não apenas os métodos de educar. Transforma as pessoas que são educadas em uma sociedade em transformação. Na visão freireana toda ação educativa deve ser antes de tudo uma ação cultural que vise uma reforma moral e intelectual . Essa ação cultural começa pela descoberta de razão reprodutora das estruturas materiais e simbólicas de dominação. Esta descoberta passa pela critica e pela vontade de mudança levando os sujeitos à ação constituinte de novos valores e padrões de relações baseados numa racionalidade dialogal.

Desse modo, damos continuidade a proposição do plano de aula da presente disciplina  no dia 19 de março de 2021, mencionada amnteriormente com as apresentações das equipes que ficarm responsáveis em apresentar  de modo bem didático uma síntese com as ideias centrais das obras: Conscientização e Pedagogia do Oprimido do autor Paulo Freire.  os estudantes foram divididos em  5 grupos para destrinchar detalhadamente as obras; onde as equipes 1, composta pelos os seguintes colegas: Renildo, Itana, Valdiane, Jairo, Patrícia, e Jucenélia fizeram a apresentação dos capítulos e 1 e 2 da primeira obra aqui já mencionada, intitulados por: O homem e sua experiência e Alfabetização e conscientização. Tal exposição foi riquissíma com muita criatividade pois iniciaram a apresentação com um cordel denominado " O homem e sua experiência" com base na leitura do capítulo 1 do livro Conscientização. 

A  segunda equipe a se apresentar foi composta pelos os seguintes componentes: Tânia, Cosmerina, Lúcia, Antídio e Ionice, ficamos com o capítulo 3 chamado por: O processo de conscientização e a práxis pedagógica emancipadora. A explicação sintética da presente equie foi realizada com muito esmero e afetividade; pois foram construídos e expostos os seguintes materiais:  um jogral com todos os participantes, um cordel intitulado: "Freire" e o poema de Bráulio Bessa, "Recomece", o  material foi elaborado e pensado de acordo com o previsto na estrutura do plano de apresentação proposta pela a docente Arlene, com o intuito de proporcionar a todos e todas a identificação das principais referências teórico-práticas da Educação Popular no Brasil, bem como contato com experiências dos sujeitos populares.  Ressaltando que as equipes 1 e 2 realizaram as suas apresentações no turno matutino e as equipes 3 , 4 e 5 no turno verspetino.

Em seguida  a tarde houe a inversão das apresentações devido a necessidade de um dos membros do grupo ter que sair da aula para participar de outro evento. Dessa forma o grupo composto pelos os seguintes colegas: Adelson, Analita, Denise, José Roberto, Rogério, Marilete, Ortência e Neide deram início as suas explanações com um slide sobre o tema "Pedagogia do Oprimido: a teoria da ação anti-metodológica".

Dando sequencia nas apresentaçõs a equipe 3, comosta pelos os estudantes, Ana Cristina, Jeane, Edna, Débora, expuseram sobre a dialogicidade com um lindo poema  sobre a refllexão da prática com a realidade.

Para  fechar as apresentações a equipe 5, composta por : Erenice, Elane, Heleny, Eliane Pereira, Geiza, Lucineide, discutiram as partes 1 e 2 do livro Pedagogia do Oprimido. Inciando a apresentação com slides os membros esclarem que a obra apresenta a tese  que é por meio da educaçao como prática da liberdade , aquela reflexiva e problematizadoora que Freire aborda em sua obra. 

Assim, para fechar aqui a nossa descriçao da aula do dia 19 de março de dois mil e vinte um, gostaríamos de frisar que a nota desta disciplina foi dividida em três etapas: Trabalho de Grupo - apresentação  + Produção escrita , elaboração de uma Carta  e uma Auto-avaliação da nossa partiicipação na disciplina. 

Não poderíamos também esquecer de mencionar aqui que das nossas aprendizagens construídas onde percebemos que a Educação Popular através de seus conceitos pode oferecer contribuições significativas para uma compreensão crítica da sociedade que estamos imersos. Enfim, o que queremos aqui explanar com as nossas aprendizagens adquiridas é que a Educação Popular pode aproximar-se de todas as áreas de estudo, com base em uma autêntica pedagogia de cunho popular validando todas as discussões realizadas , de forma educativa, para a renovação do pensamento sobre a preservação da natureza e a manutenção da vida no planeta Terra.

Das lutas dos movimentos organizados que mais empreendem esforços para que a bandeira da transformação social ocorra, que atinja o sonho de libertação, está aquela que tem se destacado através das ações desses movimentos sociais, a qual se caracteriza como uma das possíveis vias de efetivação: a Educação Popular.  

As obras lidas do autor Freire, nos fez enxergar  que os ventos da renovação na educação, particularmente na de cunho exclusivamente popular, abarca todos aqueles que se sentem excluídos pelo capitalismo avassalador, que cria as maiores dificuldades para o cidadão comum, o pobre, o marginalizado socialmente, que não tem acesso aos bens produzido pela sociedade. Neste sentido, a luta por uma nova cultura pedagógica que transforme o homem comum em protagonista da sua própria história, faz parte da busca de soluções dos problemas educacionais da Educação de Jovens e Adultos. 

Segue o poema Recomece de Bráulio Bessa,  o jogral e o cordel construído pela a nossa equipe. 

RECOMECE

Recomece | Bráulio Bessa


Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado

lhe ferir, lhe esmagar...

É hora do recomeço.

Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro

e nada iluminar,

quando tudo for incerto

e você só duvidar...

É hora do recomeço.

Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar,

quando não houver caminho

nem um lugar pra chegar...

É hora do recomeço.

Recomece a CAMINHAR.


Quando o mal for evidente

e o amor se ocultar,

quando o peito for vazio,

quando o abraço faltar...

É hora do recomeço.

Recomece a AMAR.


Quando você cair e ninguém lhe aparar,

quando a força do que é ruim

conseguir lhe derrubar... É hora do recomeço.

Recomece a LEVANTAR.

Quando a falta de esperança

decidir lhe açoitar, se tudo que for real for difícil suportar...

É hora do recomeço.

Recomece a SONHAR.


Enfim,

É preciso de um final pra poder recomeçar,

como é preciso cair pra poder se levantar.

Nem sempre engatar a ré

significa voltar.

Remarque aquele encontro,

reconquiste um amor,

reúna quem lhe quer bem,

reconforte um sofredor,

reanime quem tá triste

e reaprenda na dor.


Recomece, se refaça,

relembre o que foi bom,

reconstrua cada sonho,

redescubra algum dom,

reaprenda quando errar,

rebole quando dançar,

e se um dia, lá na frente, a vida der uma ré,

recupere sua fé e RECOMECE novamente.


-Bráulio Bessa


CORDEL Paulo Freire ... Paulo Freire ... Paulo Freire ... Foi um homem da Educação. No Recife, Pernambuco, deu-se a concepção. Veio ao mundo, Paulo Freire, para fazer a renovação … Presença viva na escola, dá vida educacional de um país, estado, cidade, Universidade federal... Movimento de uma Cultura Popular: foi um homem do ativismo cultural... Serviço de Educação sociocultural, assumiu uma direção Integrante da primeira turma: Conselho de Educação... é Paulo Freire em ação e reação... Das Práxis a reflexão... Do Diálogo na educação... Muita experiência de vida... Lutando por transformação ... Com Influência em vários campos: religioso e cultural… Filósofo e acadêmico: Pensamento social… Sobressai com louvor no campo educacional… Paulo Freire libertário: um excelente pensador… um ser crítico e revolucionário: verdadeiro professor… Dedicação geral como mestre e educador…
JOGRAL
A obra “Conscientização: teoria e prática da libertação é uma introdução ao pensamento de Paulo Freire”, dividido em três partes: “O homem e sua experiência”, “Alfabetização e conscientização” e “Práxis da libertação”. Na terceira parte, “Práxis da libertação” Freire inicia apresentando a definição de três palavras chaves: OPRESSÃO, DEPENDÊNCIA e MARGINALIDADE.
A OPRESSÃO definida pelo autor divide a sociedade em dois grandes grupos, dos opressores e dos oprimidos. Onde os oprimidos não são detentores da liberdade de escolha, devido ao seu contexto socioeconômico e educacional. O opressor por sua vez é aquele que alcança o poder não para libertação do oprimido, mas para manter sua condição de “escravizador”.
Na DEPENDÊNCIA, segundo o autor há duas maneiras que influenciam a transformação da sociedade. Sendo que na primeira, a sociedade é objeto dos outros ou de outras sociedades e na segunda a sociedade atua como sujeito, ela existe para si própria. 
Na MARGINALIDADE é exposto que os analfabetos são erroneamente vistos como seres à margem da sociedade, num movimento imperativo do centro para periferia, em contra partida à marginalidade e para desconstrução dessa concepção faz-se necessário que os indivíduos sejam considerados integrantes da sociedade, é aceitável considera-los como homens “doentes” e que o remédio para cura seria a alfabetização. 
O autor ressalta ainda sobre duas vertentes de ações emergentes, tendo a primeira como a nova relação pedagógica, pela importância de consciência dos educadores, afim de não se tornarem influenciadores de seus educandos, com suas concepções e crenças individuais. A segunda trata da ação cultural e evolução cultural, em que os educadores despertem sua capacidade de conhecimento crítico, muito além da simples opinião, ao “desvelar” suas relações com o mundo histórico-cultural no qual e com o qual existem.
A obra é recomendada a todos aqueles que percebem que o modelo de escola padrão não é mais pertinente com a realidade mundial, e compactuam que a liberdade dos oprimidos somente se dará pela conscientização, visto que, são os próprios indivíduos que são arquitetos de suas histórias.
Referências: BESSA, Bráulio. Recomece. Disponível em: https://www.brauliobessa.com/post/recomece. Acesso em: 12 de marçomar. de 2021. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Morales, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


Fonte da figura 7: Imagem do livro Conscientização. Disponível em: www.googleimagens.com.br. Acesso em: 09 de maio de 2021.

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