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domingo, 15 de março de 2020

1º encontro do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional


 Aula inaugural do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educaçã Profissoional  


No dia 29 de novembro, durante o turno matutino aconteceu, no Pavilhão dos Cursos Superiores,  a aula inaugural do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos articulada a Educação Profissional do IF Baiano Campus Santa Inês. O evento contou com a participação dos 35 cursistas, Coordenação do Curso, Arlene  Malta, Rosângela Rodrigues, do Diretor Geral, Professor Abdon Nogueira, a Diretora de Ensino Substituta, Viviane Leporace, o Coordenador de Assistência Estudantil, Ângelo Francisco e professores do Campus.
A aula inaugural foi uma excelente oportunidade para a Coordenação do Curso  e a direção geral darem as boas-vindas aos alunos especializandos, bem como para ouvir sobre as nossas expectativas para com relação ao início das atividades do curso de especialização no Campus. Segue anexo as fotografias 1  e 2 registrando a recepção dos estudantes da Pós-Graduação.

.Fonte da imagem 2: ANDRADE,Valmir Silva Santos. Recepção aos alunos da Pós-Graduação EJA. IF Baiano Campus Santa Inês,2019   




Fonte da imagem 2: SANTOS, Tânia Jesus,  Espaço de acolhimento dos alunos da EJA . IF Baiano Campus Santa Inês,29/11/ 2019.

Inicialmente as professoras Arlene Malta e Rosângela Rodrigues, apresentam a proposta do curso, salientando como foi pensado e afirmando que o Curso é ofertado pararam  as boas vindas aos alunos  atender a demanda da comunidade do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá e  região  circunvizinha, relatando que  a proposta surge também das experiências vivenciadas em estágios, Programa de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) e  projetos de extensão, cujo  tem  alertado para a necessidade de investimentos na formação de educadores para atuação na EJA, visando atender de forma eficaz aos sujeitos populares que retornam a escola em busca do saber sistematizado. Apresentam também os representantes que fazem parte do colegiado da Pós-graduação, são: Professores Aline Lima, Patrícia Pena, Valteni Douglas   e a estudante Erenice Rocha.
A docente Arlene Malta, apresenta todo o material que será entregue e utilizado durante o módulo I, advertindo que já vem com materiais da primeira disciplina Metodologia da Pesquisa, a qual será ministrada pela docente Simone Varela,  e a monitora Ivone realiza a distribuição dos materiais do primeiro módulo I:  uma bolsa, um classificador com apostilas.   
Prosseguindo a Professora Elma Amparo, servidora do IF Baiano, também marcou presença  como palestrante, e abordou o tema “Estudantes trabalhadores, sujeitos de direitos”.
Em seguida a professora Rosângela realiza uma dinâmica de apresentação dos alunos e preenchimento de crachás, segue apresentando a matriz curricular, cronogramas de aulas  com horário de aula/ quinzenal, no dia de sexta-feira,  e orienta que nós realizemos uma atividade intitulada "mapa da vida", com o objetivo de permitir que os estudantes da especialização realizem uma análise e reflexão sobre seu percurso de vida  numa perspectiva histórica. ou seja foi solicitado cada aluno/a que reflita e indique situações significativas na infância, adolescência e  idade adulta estabelecendo relação com a EJA, identificando assim, as aprendizagens associadas a cada um desses momentos. Essa atividade na verdade consideramos que constituiu como sendo um importante elo para resgatar as nossas experiências de vida que nos aproximaram da Educação de Jovens e Adultos ao longo da nossa trajetória humana. Onde após esse tracejo realizamos individualmente as nossas vivências e experiências coletivamente com todos os sujeitos presentes em sala de aula.
É apresentado e proposto pela docente Rosângela Rodrigues, a construção de um blog para relatar todas as discussões e informações obtidas em todas as aulas do módulo I, esse trabalho é solicitado na disciplina Seminários de pesquisa em EJA I, o qual por sua vez será orientado pela mesma. Essa atividade de sistematização possibilita a inter-relação de saberes e vivências associadas a utilização de estratégias pedagógicas na prática de ensino e aprendizagem do estudante da mencionada Pós- graduação. Tendo como questão de investigação: Como os sujeitos populares interrogam a escola básica?". Serão também  desenvolvidos nesta a apresentação de seminários  de pesquisas com temáticas relacionadas aos componentes curriculares  estudadas, visando situar, refletir e problematizar os desafios e perspectivas frente aos princípios  e concepções político-pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos.  
Por sua vez a docente Arlene Malta, toma a fala e discute a partir da atividade anterior que a EJA tem de ser um campo de direitos  subjetivos e de responsabilidade pública, cujo é modalidade da Educação Básica e da educação popular. E que a Lei de Diretrizes e Base da Educação ( LDB/ 9394/96) aborda as concepções para a EJA como educação geral e escolar. Assim considera-se que é oferta regular, não tem caráter compensatório, não deve ser visto como suplência, não se caracteriza por série/idade, não se define pelo turno em que é ofertada. 
Por conseguinte esse primeiro encontro termina com a seguinte frase do autor Paulo Freire,[...] dizer a palavra não é privilégio de alguns homens/ mulheres, mas direito de todos/as. Precisamente por isto, ninguém pode dizer a palavra verdadeiro sozinho/a, ou dizê-la para outros, num ato de prescrição com o qual rouba a palavra aos demais.
Sendo assim, através do diálogo que envolveu todos e todas nesse espaço de formação da presente data nota-se que transforma-se o mundo, aos poucos; inclusive com um dos textos que veio em nosso material " Elogio do aprendizado " de Bertolt Brechet, refletimos que a partir do trabalho se constitui o diálogo, que possivelmente engloba as comunidades ao redor e assim se espalha pelo mundo na esperança da (re) construção de um mundo melhor, ou seja, mais solidário para os sujeitos populares. 
Segue abaixo o  poema Elogio do Aprendizado, de B. Brecht, fala do valor e do sentido da aprendizagem na superação das dificuldades e no assumir o comando de nossas próprias vidas. E o faz com  profunda emoção, que ajuda a mobilizar e envolver integrantes de um grupo de aprendizagem em desafios individuais ou coletivos.

ELOGIO DO APRENDIZADO

                                              
Aprenda o mais simples!

Para aqueles

Cuja hora chegou

Nunca é tarde demais!

Aprenda o ABC; não basta, mas

Aprenda! Não desanime!

Comece! É preciso saber tudo!

Você tem que assumir o comando!

Aprenda, homem no asilo!

Aprenda, homem na prisão!

Aprenda, mulher na cozinha!

Aprenda, ancião!

Você tem que assumir o comando!

Frequente a escola, você que não tem casa!

Adquira conhecimento, você que sente frio!

Você que tem fome, agarre o livro:é uma arma.

Você tem que assumir o comando.

Não se envergonhe de perguntar, camarada!

Não se deixe convencer

Veja com seus olhos!

O que não sabe por conta própria

Não sabe.

Verifique a conta

É você que vai pagar.

Ponha o dedo sobre cada ítem

Pergunte: O que é isso?

Você tem que assumir o comando.

 Segue anexo a fotografia 3 da aula inaugural das alunas e blogueiras Tânia e Cosmerina.



Fonte da imagem 3: PEDREIRA, Ivone Araújo, aula inaugural Pós- Graduação EJA. IF Baiano Campus Santa Inês, 29/11/2019.


Referências

Bertolt Brechet, Elogio do Aprendizado, in Poemas 1913 – 1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p. 121.





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