Aula inaugural do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educaçã Profissoional
No dia 29 de novembro, durante o turno matutino aconteceu, no Pavilhão
dos Cursos Superiores, a aula inaugural
do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos articulada a
Educação Profissional do IF Baiano Campus Santa Inês. O
evento contou com a participação dos 35 cursistas, Coordenação do Curso, Arlene
Malta, Rosângela Rodrigues, do Diretor
Geral, Professor Abdon Nogueira, a Diretora de Ensino Substituta, Viviane Leporace, o Coordenador de Assistência Estudantil, Ângelo Francisco e professores do Campus.
A aula inaugural foi uma excelente oportunidade para a Coordenação do Curso e a direção geral darem as boas-vindas aos alunos especializandos, bem como para ouvir sobre as nossas expectativas para com relação ao início das atividades do curso de especialização no Campus. Segue anexo as fotografias 1 e 2 registrando a recepção dos estudantes da Pós-Graduação.
A aula inaugural foi uma excelente oportunidade para a Coordenação do Curso e a direção geral darem as boas-vindas aos alunos especializandos, bem como para ouvir sobre as nossas expectativas para com relação ao início das atividades do curso de especialização no Campus. Segue anexo as fotografias 1 e 2 registrando a recepção dos estudantes da Pós-Graduação.
.Fonte da imagem 2: ANDRADE,Valmir Silva Santos. Recepção aos alunos da Pós-Graduação EJA. IF Baiano Campus Santa Inês,2019
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Fonte da imagem 2: SANTOS, Tânia Jesus, Espaço de acolhimento dos alunos da EJA . IF Baiano Campus Santa Inês,29/11/ 2019. |
A docente Arlene Malta, apresenta todo o material que será entregue e utilizado durante o módulo I, advertindo que já vem com materiais da primeira disciplina Metodologia da Pesquisa, a qual será ministrada pela docente Simone Varela, e a monitora Ivone realiza a distribuição dos materiais do primeiro módulo I: uma bolsa, um classificador com apostilas.
Prosseguindo a Professora Elma Amparo, servidora do IF
Baiano, também marcou presença como palestrante, e abordou o tema
“Estudantes trabalhadores, sujeitos de direitos”.
Em seguida a professora Rosângela realiza uma dinâmica de apresentação dos alunos e preenchimento de crachás, segue apresentando a matriz curricular, cronogramas de aulas com horário de aula/ quinzenal, no dia de sexta-feira, e orienta que nós realizemos uma atividade intitulada "mapa da vida", com o objetivo de permitir que os estudantes da especialização realizem uma análise e reflexão sobre seu percurso de vida numa perspectiva histórica. ou seja foi solicitado cada aluno/a que reflita e indique situações significativas na infância, adolescência e idade adulta estabelecendo relação com a EJA, identificando assim, as aprendizagens associadas a cada um desses momentos. Essa atividade na verdade consideramos que constituiu como sendo um importante elo para resgatar as nossas experiências de vida que nos aproximaram da Educação de Jovens e Adultos ao longo da nossa trajetória humana. Onde após esse tracejo realizamos individualmente as nossas vivências e experiências coletivamente com todos os sujeitos presentes em sala de aula.
É apresentado e proposto pela docente Rosângela Rodrigues, a construção de um blog para relatar todas as discussões e informações obtidas em todas as aulas do módulo I, esse trabalho é solicitado na disciplina Seminários de pesquisa em EJA I, o qual por sua vez será orientado pela mesma. Essa atividade de sistematização possibilita a inter-relação de saberes e vivências associadas a utilização de estratégias pedagógicas na prática de ensino e aprendizagem do estudante da mencionada Pós- graduação. Tendo como questão de investigação: Como os sujeitos populares interrogam a escola básica?". Serão também desenvolvidos nesta a apresentação de seminários de pesquisas com temáticas relacionadas aos componentes curriculares estudadas, visando situar, refletir e problematizar os desafios e perspectivas frente aos princípios e concepções político-pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos.
Por sua vez a docente Arlene Malta, toma a fala e discute a partir da atividade anterior que a EJA tem de ser um campo de direitos subjetivos e de responsabilidade pública, cujo é modalidade da Educação Básica e da educação popular. E que a Lei de Diretrizes e Base da Educação ( LDB/ 9394/96) aborda as concepções para a EJA como educação geral e escolar. Assim considera-se que é oferta regular, não tem caráter compensatório, não deve ser visto como suplência, não se caracteriza por série/idade, não se define pelo turno em que é ofertada.
Por conseguinte esse primeiro encontro termina com a seguinte frase do autor Paulo Freire,[...] dizer a palavra não é privilégio de alguns homens/ mulheres, mas direito de todos/as. Precisamente por isto, ninguém pode dizer a palavra verdadeiro sozinho/a, ou dizê-la para outros, num ato de prescrição com o qual rouba a palavra aos demais.
Sendo assim, através do diálogo que envolveu todos e todas nesse espaço de
formação da presente data nota-se que transforma-se o
mundo, aos poucos; inclusive com um dos textos que veio em nosso material " Elogio do aprendizado " de Bertolt Brechet, refletimos que a partir do trabalho se constitui o diálogo, que possivelmente
engloba as comunidades ao redor e assim se espalha pelo mundo na esperança da
(re) construção de um mundo melhor, ou seja, mais solidário para os sujeitos populares.
Segue abaixo o poema Elogio do Aprendizado, de B. Brecht, fala do valor e do sentido da aprendizagem na superação das dificuldades e no assumir o comando de nossas próprias vidas. E o faz com profunda emoção, que ajuda a mobilizar e envolver integrantes de um grupo de aprendizagem em desafios individuais ou coletivos.
ELOGIO DO APRENDIZADO
Aprenda o mais simples!
Para aqueles
Cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas
Aprenda! Não desanime!
Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!
Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro:é uma arma.
Você tem que assumir o comando.
Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer
Veja com seus olhos!
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Verifique a conta
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada ítem
Pergunte: O que é isso?
Você tem que assumir o comando.
Segue anexo a fotografia 3 da aula inaugural das alunas e blogueiras Tânia e Cosmerina.
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