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domingo, 15 de março de 2020

2º Encontro do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional



1ª aula do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional

A primeira aula do módulo I, é realizada pela docente Simone Varela no dia 14 de fevereiro de 2020. num primeiro momento a professora faz uma breve apresentação pessoal de sua formação acadêmica e em seguida aborda o plano de ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa , esse componente propõe refletir sobre a importância da pesquisa na construção de um olhar científico, olhar este que deve primar pela a desnaturalização e pelo o estranhamento dos fenômenos sociais. Aqui a professora ressalta que nós seremos levados a conhecer as técnicas e os métodos de pesquisa, as abordagens qualitativa, quantitativa, no tocante a analise dos dados e por fim na disciplina será elaborado pelos os discentes um projeto de pesquisa , observando as dimensões de organização  interna de um texto acadêmico, correlacionando também com os aspectos éticos da produção do conhecimento dos diferentes sujeitos populares. Em seguida, sucinta o cronograma do componente Curricular cujo totalizam 30 aulas no período de três encontro, cada encontro com 8h/ aulas, sendo 4h no turno matutino e mais 4h no vespertino. Expõe também as leituras que serão feitas durante a ministração da disciplina. É apresentado todo o material que a docente irá trabalhar ao longo dos encontros como as apostilas "Plágio: fuja dele, Educação Popular, ABNT: NBR 6023,  NBR 10520, NBR 15287,NBR 6022".
Após essa conversa em um segundo instante da aula no período matutino,  é exposto e discutido o texto " Pesquisa Científica:  noções introdutórias", extraído da obra " Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação " de Maria Margarida  de Andrade, livro publicado pela editora Atlas no ano de 2010. A seguinte aula é com base na utilização de slides contendo  versando sobre: conceito, classificação e tipologia da pesquisa, métodos e técnicas de pesquisa, métodos de abordagem e instrumentos de coletas de dados. É levantada a a provocação: inquietação/ problemática observada na Educação de Jovens e Adultos, para ser entregue na aula do dia 13 de março de 2020. 
Em um terceiro instante é orientado através de uma aula expositiva e dialogada os elementos essenciais à leitura de textos acadêmicos: objeto/ tema discutido, problemática, fontes, conceitos utilizados pelo o autor da obra, conclusões e palavras chave, explicando através de um modelo de fichamento (Elaborado pela docente), é orientado que em casa façamos o fichamento da obra intitulada " Educação Popular" de Moacir Gadotti. Também é nos orientado que façamos duplas para início de fichamento  e discussão desse texto no próximo encontro em sala no dia 13 de março de 2020.
Para finalizar esse encontro   no período vespertino assistimos ao filme " Colcha de Retalhos e em seguida é realizada uma roda de conversa onde os estudantes esboçam reflexões sobre o filme assistido correlacionando com a Educação de Jovens e Adultos nos contextos de vivências e experiências do espaço escolar e conhecimentos de mundo sobre a modalidade. 
A aula do presente dia foi muito produtiva pois enquanto pós-graduandos aprendemos que o conhecimento  é reduzir o desconhecido ao conhecido, ou seja é dominar intelectualmente , não podemos considerar tudo como verdade universal; pois é uma interpretação do método, cujo este consiste em trabalhar a ideia sobre como fazer. E por fim compreende-se que o conhecimento científico pode ser reflexivo, sistemático , analítico e lógico.
Nessa aula aprendemos com base nas leituras que para ser pesquisador temos que despertar em nós as seguintes características: conhecimento do assunto a ser pesquisado, curiosidade, criatividade, integridade intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada, perseverança e paciência e confiança na experiência; tais passos nos ensinam que para sermos um bom profissional pra lecionar na EJA tem que ser um professor pesquisador constante.
É importante se destacar que tais diálogos não se tratam de simples falatórios, mas em ações colaborativas em um considerável período temporal estudado e as quais serão abordadas com alguns exemplos nos informativos seguintes do blog EJA Vale, tais diálogos fazem parte de um processo educacional que visa ao estímulo da consciência crítica e compreensão da realidade social do oprimido, bem como a de sua valorização, autoestima e empoderamento. No informativo a seguir, tratar-se-á desta práxis educativa advinda dessas orientações, e em como alguns diálogos se transformaram em prática social e libertadora na realidade de muitos sujeitos populares. 

Fonte da figura 4: imagem da EJA. Disponível em: www.googleimagens.com.br. Acesso em: 15 de mar. 2019.


Referências:


ANDRADE, M. M. de; MARTINS, J. A. Pesquisa científica: noções introdutórias. In: ANDRADE, M. M. de; MARTINS, J. A. de A. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. (texto impresso na pasta dos alunos).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

BARRETO, Nara; AMARO, Luiz. Plágio: fuja dele. Jornal UFS. Ano V, n.1, jan./abr. 2012, p. 8-9. Disponível em: http://www.ufs.br/uploads/content_attach/path/1725/jornal_ufs_2012.pdf
Vídeo:

BRASIL. Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: Ministério da Educação /Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Santa Inês, 2014.

 Colcha De retalhos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bCU4d7dTC-A      

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Revista Trimestral de Debate da FASE. Disponível em: https://gepepidotnet3.files.wordpress.com/2011/02/paulo-freire-e-a- educac3a7c3a3o-popular-gadotti.pdf

 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBANY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.31, n.61, p. 21-44, jan./abr.2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21
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