Seguidores

quarta-feira, 12 de maio de 2021

7º e 8º Encontros: História da Educação de Jovens e Adultos

 No dia vinte e seis de março ocorreu o primeiro encontro da disciplina, História da Educação de Jovens e Adultos, a qual foi ministrada pela docente Marlene Souza Silva. Componente Curricular carregado de gentilezas e teorias. 

Desse modo, a docente iniciou  a nossa aula com um jeitino bem agradável  junto a todos nós, sujeitos participantes desta especalização com a música de Chico César, Estado de Poesia e com a leitura da poesia intitulada por " Elogio do aprendizado" do autor Bertold Brech. E após a exposição desses materiais, podemos refeltir sobre o papel do  homem como um ser social, apto a aprender, através da educação, cujo colabora para a  formação de sua identidade, ideologia e o seu modo de vida.

 Nessa perspectiva, aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina; como já disse o educador Paulo Freire, precursor da alfabetização de jovens e adultos, assim sendo, o educador é aquele que necessita construir o conhecimento com seus alunos, e o educando é um dos eixos fundamentais de todo o trabalho. No entendimento que ele pode promover profundas transformações em si, e por efeito, no mundo em que vive.

Seguindo a professsora Marlene, nos orientou que deveríamos destacar uma palavra ou uma frase da poesia e na música de Elza Soares chamada por " O que se cala", em seguida deverámos  pensar na finalidade e na mensagem para quem foi escrita. E foram citadas diversas passagens da obra, então apresentamos as frases que mais se destacaram, como : Aprenda, mulher na cozinha!, o meu país é meu lugar de fala, Mil nações moldaram a minha cara, pra que reprimir?, pra que calar?.

Isto é a partir de tais referência fizemos inferências sobre a importância de se ter um outro olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos,  e sobre o contexto das escalas regional e nacional que reflete em nossa formação  enquanto profissionais da área.  Estudar a versão que a História não conta, precisamos quebrar as correntes e amarras impostas pelo o processo educacuonal proposto pelo o colonizador. 

Sabemos que a educação é um processo complexo, onde ainda hoje em pleno século XXI, uma imensa parcela da população não teve ou não tem acesso à educação, devido às condições sócio-econômicas em que se encontram, o que dificulta o acesso ao conhecimento. E os docentes que se comprometem com a Educação de Jovens e Adultos, tem que possuir consciência da necessidade de buscar mecanismos, métodos e teorias que estimulem o público alvo a não abandonar a sala de aula, ou seja, o professor é o estimulador, o mediador de seus alunos.

Esta primeira aula teve diversas referências como: 

Nessa mesma aula trouxemos para o turno verspetino, apresentamos um símblo da arte que achamos que representa a história da EJA, articuldada com a nossa visão de mundo e aporte academico.  E trouxemos também estratégias para discutir  a condição escolar das classes populares. Foi uma aula bastante produtiva, pois obtivemos muitos conhecimentos teóricos para aperfeiçoar na nossa práxis cotidiano como profissionais dessa modalidade. 

Com base no exposto, para iniciarmos as discussões a respeito da formação dos educadores da EJA devemos primeiramente observar a realidade do educando, seja ela social, política e cultural. O que nos oferece condições de pensar no aprimoramento das ações pedagógicas e das metodologias que poderão ser utilizadas para a concretização do projeto político pedagógico. Além de melhorias que promovam a formação docente por meio das especificidades da Educação para Jovens e Adultos.

Dando continuidade a sequência das aulas da presente disciplina aqui mencionada no dia nove de abril de dois mil e vinte e um, inicia a aula com  um momento de recordações, isto é das aprendizagens obtidas e aprendidas na última aula do dia vinte e seis do mês de março. Revisão muio importante, porque nota-se que no Brasil, há uma política pública desafiadora quando se trata da oferta de educação básica para a EJA, afinal, a Educação de Jovens e Adultos abrange o cultural, o social, o político, o econômico e o processo de formação do indivíduo, mesmo que em idade avançada. Diante desta problemática, será que nós, enquanto educadores, estamos atentos para esta realidade e contribuindo para que esses estudantes tenham acesso ao conhecimento científico?.

No segundo momento de nosso encontro compartilhamos ideias sobre as conceituações da educação formal e informal, aqui foram apontadas muitas dúvidas por todos os especializandos e a professora Marlene com base em sua escrita, conhecimentos de EJA e  nos documentos basilares desta modalidade passou para aguçar a nossa sede de conhecimento sobre essa área educacional, o trecho do documentário: Escolarizando o Mundo :  o último fardo do homem branco (2011), os artigos intitulados por " As frentes da classe dominante na educação: entre o todos pela educação e ideologia escola sem partido de Rodrigo Lamosa, Eduucação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos da autora Jaqueline Ventura, Educação de Jovens e Adultos na Bahia: escolarização básica e qualificação profissional de Marlene Silva e realizou o seguinte questionamento o que significa a sociedade em massa nesse processo diverso da escolarização versus formação. 

A partir daí discutimos sobre a cultura, a idenidade e a linguagem cujo são elementos e aspectos a serem levados em consideração quando trabalhamos com os sujeitos desta modalidade.Precisamos entender que a EJA possui processo de ensino/aprendizagem voltada para a vivência desses alunos. E são justamente essas experiências vitais que não podem ser ignorada. 

Em nosso país, em nenhum momento da sua história, houve interesse da elite, “Colonial”, em construir realmente uma sociedade igualitária aos valores das grandes revoluções como a americana e a francesa, ou seja, na qual as pessoas pudessem desfrutar de maneira semelhante os bens e as oportunidades da vida social. As evidências históricas mostram que a cultura, da sociedade brasileira sempre esteve intimamente ligada, a ideia da distinção e da discriminação entre os grupos sociais.

O processo histórico revelou-se como tendência, marcante a diferenciação e a crescente complexidade da sociedade. É inevitável não afirmar, que a sociedade brasileira se formou pela sua pluralidade, e por isso, quando a EJA foi criada e constituída,teve como principal referência nas suas ações, a conscientização dos brasileiros desprovidos de direitos, deveres e privilégios, possibilitando a estes o acesso à produção cultural, social e econômica.

 

Então o presente estudo pretendeu espalhar um olhar mais critico para esta modalidade tão frágil, tão sensível e que ainda possui muito a ser conquistado e consolidado. Para concluir a última aula a professora Marlene nos fez a indicação do livro intitulado a Curuel Pedagogia do Vírus do autor Boa Ventura. Contudo foram adquiridas uma grande bagagem de conhecimentos sobre o processo histórico da EJA, a nível local regional e nacional com todos os referenciais trabalhados na presente disciplina, a  também  procurou discutir as conquistas que tivemos por meios de projetos educativos, como também o que não saiu do papel.

É fundamental que a política de inclusão que contemple as diferenças supere o aspecto social, visto que se trata de uma noção mais ampla e politizada de inclusão, que tem como eixo o direito ao trato democrático e público da diversidade em contextos marcados pela desigualdade e exclusão social. 

Além disso, a profesosra Marlene conclui essa disciplina apontando para a importância de visualizarmos os avanços alcançados, porque se não fizermos esses exercícios estaríamos negando a luta dos populares nas políticas públicas, mas que precisamos continuar lutando em busca de melhorias na EJA, “porém, ainda falta muito para a vivencia plena desses direitos”, SILVA (2016, P.9).  Corroborando ainda que a atuação dos movimentos populares e o Fórum EJA/ Bahia foi de grande valia para a elaboração das políticas emancipatórias, que assegurem o direito à educação como condição essencial para a formação básica, geral e de qualificação profissional para os estudantes trabalhadores.

O estudo sobre a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil será mediado pelo diálogo problematizado para assegurar a participação ativa de todos, possibilitando a reflexão sobre suas realidades de vida e trabalho relacionando-as com a historicidade da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. 

Para desenvolver o processo das aulas utilizamos as nossas falas, depoimentos e a docente trouxe  poetas e cantores da cultura popular (Bertold Brech e Elza Soares e outros trazidos pelos participantes), como já foi aqui mencionado, para nos ajudar a contar e pensar, com base em suas artes, a História da EJA a partir das condições reais dos jovens, adultos e idosos numa perspectiva crítica e emancipatória.  

Nesse contexto também  estudamos sobre alguns cientistas pesquisadores da educação (Jaqueline Ventura, Marlene Silva, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Rodrigo Lamosa) para nos auxiliar na compreensão das questões pedagógicas específicas da EJA nas esferas estadual, nacional e internacional, nos diferentes momentos políticos, econômicos e educacionais, confrontando-as com as nossas crenças e práticas docentes. Segue abaixo as fotografias que registraram e demarcaram esses lindos momentos ao lado da querida professora Marlene.

 








Fonte das imagens : SANTOS, Tânia Jesus. Prints da aula da professora Marlene. IF Baiano Campus Santa Inês, 26/03/2021.


 

Referências

LAMOSA, Rodrigo. As Frentes de Ação da Classe Dominante na Educação: entre o todos pela educação e ideologia escola sem partido. In Lamosa, Rodrigo (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020.

SILVA, Marlene Souza. Educação de Jovens e Adultos na Bahia: escolarização básica e qualificação profissional. In Marlene S. Silva Escolarização Básica no Chão da Empresa: o olhar reflexivo dos egressos. Dissertação de Mestrado. UNEB/MPEJA. Salvador/BA, 2016.

 VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos. In Ventura, Jaqueline Pereira. O PLANFOR e a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: a subalternidade reiterada. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Cap. II. Rio de Janeiro, 2001.

Leitura complementar

ARROYO, G. Miguel. Passageiros da Noite: do Trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 

LAMOSA, Rodrigo (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra Sem Amos: Parnaíba, 2020 

Sugestões de Leitura:

  • A Cruel pedagogia do vírus, de Boaventura de Sousa Santos - https://www.google.com.br/books/edition/A_cruel_pedagogia_do_v%C3%ADrus/ZJXcDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover
  • Conscientização - https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Paulo%20Freire%20-%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_pp.5-19.pdf
  • O perigo de uma história única - https://www.academia.edu/4378533/O_perigo_da_hist%C3%B3ria_%C3%BAnica
  • Pedagogia da Autonomia - http://lelivros.love/book/download-pedagogia-da-autonomia-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/
  • Pedagogia da Esperança - https://www.academia.edu/36659896/Paulo_Freire_-_Pedagogia_da_esperan%C3%A7a?auto=download
  • Pedagogia da Indignação - https://drive.google.com/file/d/0B3GQrRvm4KXOYVJhdjk2bVJiSTA/view
  • Pedagogia do Oprimido - http://lelivros.love/book/download-pedagogia-do-oprimido-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/
  • Política e jardinagem - https://institutorubemalves.org.br/wp-content/uploads/2018/08/2000.05.19.pdf
  • Sejamos todos feministas - http://lelivros.love/book/baixar-livro-sejamos-todos-feministas-chimamanda-ngozi-adichie-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
  • Vigiar e Punir - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/foucault_vigiar_punir.pdf



 Materais trabalhados durante as aulas



Estado de Poesia
Chico César

Ouvir Estado de Poesia
Não encontrámos nada.
Para viver em estado de poesia
Me entranharia nestes sertões de você
Para deixar a vida que eu vivia
De cigania antes de te conhecer
De enganos livres que eu tinha porque queria
Por não saber que mais dia menos dia
Eu todo me encantaria pelo todo do teu ser

Pra misturar meia noite meio dia
E enfim saber que cantaria a cantoria
Que há tanto tempo queria
A canção do bem querer

É belo vês o amor sem anestesia
Dói de bom, arde de doce
Queima, acalma
Mata, cria
Chega tem vez que a pessoa que enamora
Se pega e chora do que ontem mesmo ria
Chega tem hora que ri de dentro pra fora
Não fica nem vai embora
É o estado de poesia



O Que Se Cala
Elza Soares


Mil nações
Moldaram minha cara
Minha voz
Uso pra dizer o que se cala
O meu país
É meu lugar de fala

Mil nações
Moldaram minha cara
Minha voz
Uso pra dizer o que se cala
Ser feliz no vão, no triz, é força que me embala
O meu país
É meu lugar de fala

Mil nações
Moldaram minha minha cara
Minha voz
Uso pra dizer o que se cala
Ser feliz no vão, no triz, é força que me embala
O meu país
É meu lugar de fala

Pra que separar?
Pra que desunir?
Por que só gritar?
Por que nunca ouvir?
Pra que enganar?
Pra que reprimir?
Por que humilhar?
E tanto mentir?!
Pra que negar
Que o ódio é que te abala?

O meu país
É meu lugar de fala

Mil nações
Moldaram minha minha cara
Minha voz
Uso pra dizer o que se cala
Ser feliz no vão, no triz, é força que me embala
O meu país
É meu lugar de fala

Pra que explorar?
Pra que destruir?
Por que obrigar?
Por que coagir?
Pra que abusar?
Pra que iludir?
E violentar
Pra nos oprimir?
Pra que sujar o chão da própria sala?

Nosso país
Nosso lugar de fala
O meu país
É meu lugar de fala
Nosso país
Nosso lugar de fala
Nosso país
Nosso lugar de fala




Sugestões de filmes:

  • Trecho do filme Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco (2011). https://www.youtube.com/watch?v=i6HvIIv2rJM
  • 13ª ementa - https://youtu.be/h4uGff8OScM
  • Olhos que condenam - https://www.netflix.com/br/title/80200549
  • O dia que durou 21 anos - https://youtu.be/4ajnWz4d1P4
  • Educação como prática da liberdade - https://youtu.be/NCaCiDIiXGg
  • Educação Popular - https://youtu.be/Rvq7D_zdwPk
  • EJA resumo histórico - https://youtu.be/j1vJQoHnxvc
  • EJA - https://youtu.be/LOVhA5w_SZc
  • Violentamente Pacífico - https://youtu.be/TsnhnmGF23c




Referências


 CÉSAR. Chico. Estado de Poesia .https://www.letras.mus.br/chico-cesar/estado-de-poesia/. Acesso em: 12 de maio de 2021.

SOARES, Elza. O que se cala.  Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/elza-soares/o-que-se-cala/letra/. Acesso em: 12 de maio de 2021.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

11º Encontro: Seminários de Pesquisa em EJA I

Fonte: Google imagens. Acesso em 20 de maio de 2021. No dia 14 de maio de 2020, tivemos a aula da disciplina de Seminários de Pesquisa em EJ...