Estamos aqui mais uma vez para relatarmos e discutirmos sobre o nosso
terceiro encontro de aulas da Pós-Graduação Lato Sensu Educação de Jovens e
Adultos, este aconteceu dia 28 de fevereiro de 2020. Neste dia a docente
responsável pela a disciplina de Metodologia da Pesquisa não pode docente ministrar as aulas, então a professora de
Química Dalila dos Santos Monteiro, assume o componente seguindo o cronograma proposto pela docente
Simone Varela.
Inicialmente a docente se apresentou aos alunos/as do curso de
especialização, e fez um esboço sobre como seria a aula do presente dia. Assim
sendo, num primeiro instante da aula realizamos uma discussão sobre o
artigo " Paulo Freire e Educação
Popular" do autor Moacir Gadotti, a
roda de conversa foi muito oportuna para todos os estudantes porque apontamos
os nossos pontos de vistas, entendimento e perspectivas para com relação o
pensar a educação popular baseando-se nos ideais e concepções do pedagogo Freire.
Com base no pensamento deste grande educador abstraímos muitas
informações sobre a educação popular
através da ação docente no processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo
espaço para uma releitura sobre o papel social da escola, o currículo, a
formação docente, a proposta pedagógica, aspectos da avaliação. Uma reflexão
necessária e de certa forma ousada, visto que hoje enfrentamos inúmeras
dificuldades no sistema educacional brasileiro e principalmente voltada para a
modalidade de ensino da EJA.
Assim, abordamos que a educação popular para Freire, é compreendida como
instrumento a serviço da democratização, contribuindo pelas vivências
comunitárias dos grupos sociais, no diálogo, para formar pessoas participantes.
Gadotti, apresenta-o como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas
relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de
torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na
perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando
torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora
que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é ato de amor e coragem, sustentada no
diálogo, na discussão, no debate e sobre a olhística dos mundos possíveis. Cabe
a nós enquanto formadores de pensamentos a compreensão de que a história é um
processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que devemos e podemos fazer a inclusão desse público
popular nesse espaço de formação escolar .
Em segundo instante da aula nós
realizamos a leitura e discutimos o texto " plágio: fuja
dele", refletimos após a leitura sobre a importância da originalidade e
fidelidade de ideias na construção de textos e trabalhos acadêmicos. E
conhecemos também os diversos tipos de plagiadores dentre eles: CTRL C + CTRL
V, o desmemoriado, o reformulador, o bilíngue, o preguiçoso e o empresário.
No terceiro momento da aula no período vespertino realizamos o
preenchimento em duplas do roteiro de
leitura (fichamento) solicitado pela docente Simone Varela, do artigo de
Gadotti, anteriormente mencionado.
Prosseguindo a docente Dalila, através de uma aula expositiva e dialogada
com a presença de slides começa a introduzir as normas da ABNT NBR 10520,
explicando como podemos construir os diferentes tipos de citações acadêmicas
desde a citação direta, a citação indireta e citação de citação. E abordou
também a NBR 6023 as normas para a construção dos variados tipos de referência.
Especificamente nesse momento da aula a docente nos apresenta algumas obras
sobre Educação de Jovens e Adultos e solicita
que nós realizemos uma leitura rápida e pratiquemos as aprendizagens em
sala de aula fazendo as referências dos
livros e capítulos da obra selecionada por cada aluno/a. Momento esse muito
rico e interativo pois nós apresentamos a obra, e discutimos sobre os capítulos
que referenciamos manualmente.
Aqui ressaltamos sobre as aprendizagens significativas que obtivemos, com
essas aulas deste presente dia; aprendemos que a EJA, viveu um processo de
amadurecimento que veio transformando a
compreensão que dela tínhamos poucos anos atrás. E que a partir deste
entendimento devemos considerar no processo de enino e aprendizagem dos
sujeitos populares a compreensão geral do ser humano em torno de si como ser
social, conforme Moacir Gadotti, seja menos monolítica e mais pluralista. Não
podemos deixar de mencionar que o homem é um ser histórico e, portanto capaz de
construir sua história participando ativamente com os outros no mundo,
lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos,
isto é, o local onde vivem, criam, produzem, sonham.
Segue abaixo uma fotografia 1 para registar a finalização desta aula.
Parabéns para todos voces parabéns povo lindo
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