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quinta-feira, 19 de março de 2020

3º encontro do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional




Estamos aqui mais uma vez para relatarmos e discutirmos sobre o nosso terceiro encontro de aulas da Pós-Graduação Lato Sensu Educação de Jovens e Adultos, este aconteceu dia 28 de fevereiro de 2020. Neste dia a docente responsável pela a disciplina de Metodologia da Pesquisa não pode docente  ministrar as aulas, então a professora de Química Dalila dos Santos Monteiro, assume o componente seguindo o cronograma proposto pela docente Simone Varela.
Inicialmente a docente se apresentou aos alunos/as do curso de especialização, e fez um esboço sobre como seria a aula do presente dia. Assim sendo, num primeiro instante da aula realizamos uma discussão sobre o artigo  " Paulo Freire e Educação Popular" do autor Moacir  Gadotti, a roda de conversa foi muito oportuna para todos os estudantes porque apontamos os nossos pontos de vistas, entendimento e perspectivas para com relação o pensar a educação popular baseando-se nos ideais e concepções do pedagogo Freire.
Com base no pensamento deste grande educador abstraímos muitas informações sobre a educação  popular através da ação docente no processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo espaço para uma releitura sobre o papel social da escola, o currículo, a formação docente, a proposta pedagógica, aspectos da avaliação. Uma reflexão necessária e de certa forma ousada, visto que hoje enfrentamos inúmeras dificuldades no sistema educacional brasileiro e principalmente voltada para a modalidade de ensino da EJA.
Assim, abordamos que a educação popular para Freire, é compreendida como instrumento a serviço da democratização, contribuindo pelas vivências comunitárias dos grupos sociais, no diálogo, para formar pessoas participantes. Gadotti, apresenta-o como o educador que ao pensar o homem, a sociedade e suas relações, preocupou-se em discutir a educação brasileira e pensar meios de torná-la melhor mediante o compromisso e a participação de todos, na perspectiva de uma educação libertadora capaz de contribuir para que o educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, diante da presença orientadora que tem o educador.
Para Paulo Freire, a educação é ato de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate e sobre a olhística dos mundos possíveis. Cabe a nós enquanto formadores de pensamentos a compreensão de que a história é um processo de participação de todos, e neste sentido é na escola que devemos  e podemos fazer a inclusão desse público popular nesse espaço de formação escolar .
Em segundo instante da aula nós  realizamos a leitura e discutimos o texto " plágio: fuja dele", refletimos após a leitura sobre a importância da originalidade e fidelidade de ideias na construção de textos e trabalhos acadêmicos. E conhecemos também os diversos tipos de plagiadores dentre eles: CTRL C + CTRL V, o desmemoriado, o reformulador, o bilíngue, o preguiçoso e o empresário.
No terceiro momento da aula no período vespertino realizamos o preenchimento em duplas do roteiro  de leitura (fichamento) solicitado pela docente Simone Varela, do artigo de Gadotti, anteriormente mencionado.
Prosseguindo a docente Dalila, através de uma aula expositiva e dialogada com a presença de slides começa a introduzir as normas da ABNT NBR 10520, explicando como podemos construir os diferentes tipos de citações acadêmicas desde a citação direta, a citação indireta e citação de citação. E abordou também a NBR 6023 as normas para a construção dos variados tipos de referência. Especificamente nesse momento da aula a docente nos apresenta algumas obras sobre Educação de Jovens e Adultos e solicita  que nós realizemos uma leitura rápida e pratiquemos as aprendizagens em sala de aula  fazendo as referências dos livros e capítulos da obra selecionada por cada aluno/a. Momento esse muito rico e interativo pois nós apresentamos a obra, e discutimos sobre os capítulos que referenciamos manualmente.
Aqui ressaltamos sobre as aprendizagens significativas que obtivemos, com essas aulas deste presente dia; aprendemos que a EJA, viveu um processo de amadurecimento que veio  transformando a compreensão que dela tínhamos poucos anos atrás. E que a partir deste entendimento devemos considerar no processo de enino e aprendizagem dos sujeitos populares a compreensão geral do ser humano em torno de si como ser social, conforme Moacir Gadotti, seja menos monolítica e mais pluralista. Não podemos deixar de mencionar que o homem é um ser histórico e, portanto capaz de construir sua história participando ativamente com os outros no mundo, lembrando sempre que Paulo Freire se reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto é, o local onde vivem, criam, produzem, sonham.
Segue abaixo uma fotografia 1 para registar a finalização desta aula.



Fonte da imagem 1: SANTOS, Renildo da Cruz. Aula de Metodologia da Pesquisa. IF Baiano Campus Santa Inês. 28/02/2020.


Referências



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

BARRETO, Nara; AMARO, Luiz. Plágio: fuja dele. Jornal UFS. Ano V, n.1, jan./abr. 2012, p. 8-9. Disponível em: http://www.ufs.br/uploads/content_attach/path/1725/jornal_ufs_2012.pdf
Vídeo:
  
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Revista Trimestral de Debate da FASE. Disponível em: https://gepepidotnet3.files.wordpress.com/2011/02/paulo-freire-e-a- educac3a7c3a3o-popular-gadotti.pdf

 









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